A BMW lançou a primeira corrente para motos que não precisa de manutenção periódica. Chamada de “Corrente M Endurance”, possui um enchimento de lubrificante permanente entre os elos e os pinos, encapsulados nos X-rings e, segundo a BMW, não requer lubrificação posterior ou ajustes periódicos.
+ Cratera misteriosa aparece na Rússia: explosão de gás, teste secreto de míssil ou OVNI?
+ Sucuri de 100 kg e mais de 6m é capturada no interior do Acre; veja o vídeo
+ Carro do 007, Aston Martin DB5 vira brinquedo de R$ 257 mil
+ Ford Territory esgota lote de pré-venda no Brasil
+ Fiat inicia vendas do Novo 500 elétrico na Itália
Isso foi possibilitado pela utilização de um novo material para recobrir os elos, o carbono tetraédrico amorfo (ta-C), também conhecido como diamante industrial. Este revestimento é caraterizado por extrema resistência e dureza, e está situado entre a conhecida camada DLC (Carbon as Diamond) e o diamante puro.
Diferente das superfícies metálicas utilizadas até agora, o revestimento com o diamante industrial ta-C não se desgasta. Ao mesmo tempo, este tipo de revestimento faz com que o coeficiente de atrito seja drasticamente reduzido.
A corrente 525 M Endurance está agora disponível inicialmente para os dois modelos de 4 cilindros BMW S 1000 RR e S 1000 XR como um acessório ou no caso de compra de uma moto nova poderá ser equipada diretamente de fábrica (como equipamento opcional) a um custo de 122€ (aproximadamente R$800 em conversão direta), por enquanto a corrente esta disponível apenas na Europa, mas creditamos que embreve também estará por aqui.
A BMW diz que está trabalhando para expandir esta corrente para outros modelos do seu catálogo. No momento, a marca alemã não deu detalhes sobre a duração média do novo kit de transmissão.